segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Oscar 2011


Sem surpresas. Essas são as duas melhores palavras para descrever a 83ª edição do Oscar, que aconteceu na noite de domingo (27) no Kodak Theatre, em Los Angeles, em relação aos premiados. Natalie Portman, Colin Firth, “O Discurso do Rei” e “A Origem” foram os grandes destaques da noite, como já esperado.
Mesmo assim, a noite de premiação não perdeu sua magia. Pelo contrário, ficou ainda mais agradável – já que a maioria teve suas apostas atendidas.
Pra lá de animados e demonstrando bastante nervosismo, os apresentadores James Franco e Anne Hathaway entraram no famoso palco da premiação mais esperada do ano. Anne, na verdade, até tremia e respirava fundo em suas primeiras palavras.
Com mestres de cerimônia mais jovens do que de costume nas edições anteriores, o Oscar se mostrou mais dinâmico. Franco e Anne brincaram um com o outro a todo tempo, e se mostraram honrados em apresentar o tão famoso prêmio cinematográfico.
A dupla também surpreendeu com os modelitos. Só Anne Hathaway vestiu sete figurinos durante a apresentação, enquanto James ficou só no smoking. Exceto em um momento que os dois surpreenderam com os looks: ela com smoking e sapatos brilhantes, e ele com um vestido rosa e peruca loira à la Marilyn Monroe.
Muitos foram os artistas de peso que deram uma ponta na apresentação do Oscar 2011: Tom Hanks, Kirk Douglas, Justin Timberlake, Mila Kunis, Javier Bardem, Helen Mirren, Russell Brand, Reese Witherspoon, Hugh Jackman, Nicole Kidman, Scarlett Johansson, Matthew McConaughey, Marisa Tomei, Cate Blanchet, Amy Adams, Jake Gyllehaal, Oprah Winfrey, Billy Crystal, Robert Downey Jr, Jude Law, Jennifer Hudson, Gwyneth Paltrow, Celine Dion, Halle Berry, Hilary Swank, Katherine Bigelow, Annette Bening, Kevin Brownlow, Francis Ford Coppola, Eli Wallach, Jeff Bridges, Sandra Bullock e Steven Spielberg.
Alguns momentos do Oscar 2011 são válidos para serem destacados. Como a enrolação, proposital, de Kirk Douglas ao anunciar o vencedor na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. O ator ficou o tempo todo com sua bengala e até chegou a colocar o segurar o envelope com os lábios, arrancando gargalhadas de todos.
Quem também arrancou risadas do público foi Russell Brand. O ator entrou no palco ao lado de Helen Mirren e fez piada com a atriz. Os dois fizeram um discurso cheio de brincadeiras.
Sandra Bullock também se mostrou uma piadista ao apresentar o prêmio de Melhor Ator. Para cada indicado ao Oscar, a atriz fez uma brincadeira. “Você é a razão número 1 para que as crianças fiquem esperando as mães, que estão em casa assistindo ‘General Hospital’”, disse Sandra para James Franco, que riu, tímido.
Para Jesse Eisenberg, de “A Rede Social”, Bullock avisou: “Ainda estou esperando você me aceitar como amigo no Facebook”.
Sandra Bullock também se dirigiu a Jeff Bridges, que concorria pelo filme “Bravura Indômita” e foi o vencedor da categoria em 2010. “Jeff, você ganhou como Melhor ator no ano passado. Você não acha que deve deixar este ano para outro? Pense nisso!”, disse.
Como de costume, os artistas mortos recentemente foram homenageados. Em especial, Lena Horne, falecida em maio de 2010. A atriz ganhou homenagem emocionada de Halle Berry. Celine Dion ficou responsável pelo som quando as fotos dos artistas passavam no telão.
E, claro, não podemos deixar de falar dos grandes campeões da noite. “O Discurso do Rei” levou quatro estatuetas douradas no Oscar 2011, empatando com “A Origem”. O Brasil teve sua vez no Oscar deste ano, mas "Lixo Extraordinário" perdeu para "Inside Job" na categoria Melhor documentário (longa-metragem).
Natalie Portman e Colin Firth, os queridinhos aos prêmios de Melhor atriz e Melhor ator, também representaram esta noite.
Logo quando foi anunciada por sua atuação em “Cisne Negro”, Natalie se levantou emocionada e deu um selinho em seu marido, Benjamin Millepied. Grávida de cinco meses, a atriz subiu ao palco com ajuda do amado e discursou.
“Gostei muito que eu fiz. Acredito por ter tido essa oportunidade de trabalhar e poder dar um exemplo. Quero agradecer a todos que me contrataram, às pessoas que ajudaram a me preparar para esse papel. Agradeço especialmente ao amor da minha vida! Muito obrigada", declarou ela, emocionada e ovaciada pela plateia.
Colin Firth também ficou sensibilizado por levar a estatueta por sua atuação em “O Discurso do Rei”. Diferente de Natalie, o britânico preferiu falar pouco: "É uma grande honra pra mim. Quero agradecer a todos. Estou sentindo algo em meu estômago...”.
A festança do cinema foi fechada com a música “Somewhere Over the Rainbow”, cantada por várias crianças que tiveram a companhia dos vencedores do Oscar 2011 no palco.
Confira abaixo os vencedores do Oscar 2011 em cada categoria! Além disso, veja nas próximas páginas as fotos do tapete vermelho do evento!
Melhor direção de arte
"Alice no País das Maravilhas"
Melhor fotografia
"A Origem"
Melhor atriz coadjuvante
Melissa Leo – “O Vencedor”
Melhor curta-metragem de animação
"The Lost Thing", de Shaun Tan, Andrew Ruheman
Melhor longa-metragem de animação
"Toy Story 3"
Melhor roteiro adaptado
“A Rede Social”
Melhor roteiro original
“O Discurso do Rei”
Melhor filme de língua estrangeira
"In a Better World" (Dinamarca)
Melhor ator coadjuvante
Christian Bale, em “O Vencedor”
Melhor trilha sonora original
"A Rede Social" - Trent Reznor e Atticus Ross
Melhor mixagem de som
"A Origem"
Melhor edição de som
"A Origem"
Melhor maquiagem
"O Lobisomem"
Melhor figurino
"Alice no País das Maravilhas"
Melhor documentário em curta-metragem
"Strangers no More"
Melhor curta-metragem
"God of Love"
Melhor documentário (longa-metragem)
"Inside Job"
Melhores efeitos visuais
"A Origem"
Melhor edição
"A Rede Social"
Melhor canção original
"We Belong Together", de "Toy Story 3"
Melhor diretor
Tom Hooper, em “O Discurso do Rei”
Melhor atriz
Natalie Portman, em “Cisne Negro”
Melhor ator
Colin Firth, em “O Discurso do Rei”
Melhor filme
“O Discurso do Rei”

Nenhum comentário:

Postar um comentário